Entre 16 e 18 de novembro acontece o Fórum da Água dos BRICS – grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento é realizado na modalidade virtual pelo governo indiano e contará com a participação de servidores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) representando o Brasil nas discussões.

Na manhã desta terça-feira, 16, a ANA realizou duas apresentações técnicas. Uma delas foi realizada pelo coordenador de Estudos Hidrológicos, Saulo Aires, sobre Água e Mudança Climática no Brasil durante a sessão Impactos das Mudanças Climáticas – Desafios e Oportunidades no Setor Água. A outra apresentação abordou o tema Metodologia para Estimativa de Altura e Volume de Barragens Usando Sensoriamento Remoto. O assunto foi ministrado pelo especialista em geoprocessamento Márcio Bomfim na sessão Inovações Tecnológicas na Gestão da Água.

Nesta quarta-feira, 17 de novembro, a partir das 9h10, o superintendente adjunto de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência, Carlos Perdigão, abordará o assunto Segurança Hídrica no Brasil, sendo que o País possui o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH). A apresentação na sessão Enfrentando a Segurança Hídrica, Alimentar e Energética poderá ser assistida pelo link do evento, sendo que o número do encontro é o 2553 178 6747 e a senha de acesso é a 16171121.

Encerrando a participação brasileira no evento, no dia 18, a partir das 8h05, o diretor da ANA Oscar Cordeiro Netto participará do Encontro dos Ministros sobre Água, representando o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na oportunidade Netto ministrará palestra sobre a Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Ao término do Encontro, será assinada uma declaração conjunta pelos BRICS com base nos temas discutidos.

Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *