Foto 1 - site.jpeg
– Foto: ASCOM/ANA

Começou nesta quinta-feira (20) uma agenda de saneamento com dois diretores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Filipe Sampaio e Maurício Abijaodi, que envolveu visitas técnicas à Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) no Rio de Janeiro (RJ), entre outras atividades. Com conclusão nesta sexta (21), a iniciativa faz parte de uma série de viagens programadas e mapeadas em todo o país pela Superintendência de Regulação de Saneamento Básico (SSB) da ANA, no intuito de compreender os desafios atuais enfrentados, conhecer novas práticas do setor e construir recursos para editar normas de referência que reflitam a realidade.

Os diretores começaram a agenda de compromissos reunindo-se com representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). Na sequência, conheceram a concessionário Rio+Saneamento, que desde agosto de 2022 atua na captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto de algumas cidades do Rio, incluindo o interior. Segundo o diretor Maurício Abijaodi, “é importante conhecermos a realidade local dos serviços de tratamento de esgotos e abastecimento de água no Brasil para que possamos contribuir na transformação e melhoria de vida da população brasileira”.

Com programação até sexta-feira(21), as atividades incluíram também visitas técnica às Estações de Tratamento de Esgotos(ETEs) do Rio, entre elas a ETE Bangu e a ETE Alegria. Além disso, os diretores da ANA puderam conhecer também o programa de atendimento itinerante à população, o Vem Com a Gente, localizado no bairro de São Cristóvão e coordenado pela concessionária dos serviços de água e esgoto de Nova Iguaçu. “Conhecer o trabalho das concessionárias, entender os desafios e o que está sendo feito, nos ajudará a implementar normas de referência que impactem a realidade brasileira, de forma efetiva”, compartilhou o diretor Filipe Sampaio.

Além das atividades elencadas, os diretores seguiram com a agenda de visitas técnicas pela cidade carioca, com destaque para uma parada no Centro de Operações Integradas (COI), onde puderam conhecer um pouco sobre as soluções inteligentes e implantação de processos mais ágeis na gestão de risco e pronta resposta para os problemas que afetam a infraestrutura logística da cidade.

Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *