Rio Xingu (PA)

Novo boletim informa atualizações do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Para dar maior visibilidade e ampliar o acesso às informações atualizadas continuamente no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou o Boletim do SNIRH. A publicação permitirá o acesso às informações sobre os usos da água, que são utilizadas para pesquisas acadêmicas, implantação de empreendimentos, entre outras finalidades. Com o Boletim, quem usa o Sistema saberá o que há de novo sem a necessidade de consultar todo o conteúdo disponível.

Os públicos desse produto são os entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), órgãos gestores, usuários de recursos hídricos e sociedade em geral, contribuindo para a difusão do conhecimento e a gestão dos recursos hídricos. O Boletim destaca conteúdos atualizados no Sistema num formato com linguagem simples, interativo e autoexplicativo. Nesse sentido, o material será publicado sempre que houver a necessidade de dar visibilidade a um tema relevante no contexto do SNIRH e estará disponível na Central de Conteúdos do Portal SNIRH nos formatos web e para dispositivos móveis

A primeira edição do Boletim do SNIRH nº 1 traz o panorama dos usos da água no Brasil, apresentando a evolução da retirada de água para os usos setoriais nas últimas décadas, que passou de 781 bilhões de litros médios anuais, entre 1980 e 2000, para 1,19 trilhão entre 2000 e 2021. Ou seja, o aumento anual da retirada de água no Brasil, comparando os dois períodos, seria suficiente para abastecer por um ano inteiro uma cidade como São Paulo, a quinta cidade mais populosa do mundo. 

Além disso, o primeiro Boletim do SNIRH apresenta a atualização da Base Nacional de Referência de Usos Consuntivos da Água, criada em 2019 a partir do Manual de Usos Consuntivos. Essa nova base de dados reportada na publicação permite estimar o uso efetivo da água nos diversos setores (irrigação e consumo urbano, por exemplo) com métodos e dados padronizados para todo o Brasil. As novas informações podem ser acessadas tanto no Painel de Usos Consuntivos de Água no Brasil quanto por meio de mapas interativos

Esses dados podem ser utilizados na identificação de áreas com grande potencial de expansão dos usos de água, na análise de outorgas de direito de uso de recursos hídricos e de processos de alocação de água, dentre outras aplicações. 

Ainda como consequência da atualização da Base Nacional, os dados das Resoluções ANA nº 92/2021 e nº 93/2021 foram atualizados em maio de 2022, abordando as séries históricas e as projeções futuras de usos que consomem água e estão localizados em  pontos do rio acima de hidrelétricas. 

Atualmente são disponibilizadas as estimativas de vazões de usos consuntivos setoriais (que consomem água) desde 1931 até hoje, assim como projeções até 2040, alinhadas com o horizonte do Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040. Para a evaporação líquida de reservatórios, dados mais detalhados estão disponíveis desde 2001. 

O SNIRH

O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) é um dos instrumentos de gestão previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas. O SNIRH disponibiliza informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos no Brasil, disponibilidade e demanda de recursos hídricos em todo o território nacional, bem como fornece subsídios para a elaboração dos planos de recursos hídricos. Todas as informações do SNIRH são públicas, atualizadas e disponibilizadas gratuitamente a qualquer interessado, por meio do Portal do SNIRH ou do Portal de Metadados.

Fonte: ANA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *