Doença conhecida como oncocercose é causada por parasitas bem pequenos que penetram causam danos à pele e aos olhos incluindo a perda irreversível da visão
© CIAT/Neil Palmer
 
Doença conhecida como oncocercose é causada por parasitas bem pequenos que penetram causam danos à pele e aos olhos incluindo a perda irreversível da visão

Doença conhecida como oncocercose é causada por parasitas bem pequenos que penetram causam danos à pele e aos olhos incluindo a perda irreversível da visão; atualmente 28 mil indígenas yanomami têm a doença ainda presente em pequenos focos na floresta amazônica.

A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, e entidades parceiras conseguiram praticamente eliminar a oncocercose das Américas, após décadas de esforços e ações concertadas.

A doença também conhecida como “cegueira do rio” é causada por vermes minúsculos. Com o avanço, ela se tornou prevalente em apenas pequenos focos de transmissão localizados na Amazônia.

 Indígenas Yanomami chegam para o Acampamento Terra Livre, em Brasília, em 2018

Marcelo Camargo/Agência Brasil Indígenas Yanomami chegam para o Acampamento Terra Livre, em Brasília, em 2018

Ivermectina durante 15 anos

A infecção é causada pela picada de moscas negras que crescem ao redor de rios e riachos perto de áreas rurais, por isso o apelido “cegueira do rio”.

Ainda não existe uma vacina para prevenir a doença, mas o tratamento com o remédio ivermectina, a cada seis meses, por um período de 12 a 15 anos, pode ajudar a conter a transmissão.

Nos anos 1990, a cegueira do rio era endêmica em seis países das Américas. E quase 540 mil pessoas corriam o risco de contraí-la. Atualmente, cerca de 28 mil indígenas yanomami, que vivem na fronteira do Brasil com a Venezuela, estão afetados pela infecção.

Em 1991, o Centro Carter, liderado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, foi um dos parceiros da Opas para combater a doença. Vários países das Américas se comprometeram a erradicar a transmissão na região com o apoio de doadores internacionais.

Crianças indígenas na Amazônia

Foto: Opas/OMS/Karen González Abril Crianças indígenas na Amazônia

Quatro países notificaram erradicação entre 2013 e 2016

O programa desenhado pelo Centro Carter foi fundamental na ação de eliminar a infecção.

E entre 2013 e 2016, após décadas de implementação dessas medidas, alguns países notificaram o fim da doença: Guatemala, Colômbia, Equador e México.

O trabalho permanece agora em algumas áreas da Amazônia, onde a população dispersa e com desafios de mobilidade ainda enfrenta o perigo da contaminação.

A meta da Opas é alcançar todos esses rincões para erradicar, de uma vez por todas, a “cegueira do rio” nas Américas.

...

Terremoto Turquia-Síria

DOE

Equipes de emergência, de busca e resgate, foram mobilizadas para avaliar e priorizar as necessidades urgentes. Esses grupos providenciam assistência para salvar vidas após o terremoto arrasador perto da fronteira da Turquia com a Síria.

Fonte: ONU NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *