Brasília (DF), 23/08/2020 – Ações de conscientização e prevenção à Covid-19 marcam as atividades dos militares nas últimas 24 horas. No Conjunto Comando Planalto, os militares das Capitanias Fluviais do Araguaia Tocantins, em Palmas, e de Brasília, no Distrito Federal, com o emprego de meios navais, distribuíram panfletos e orientaram navegantes sobre os cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus. O mesmo ocorreu em Santana e Macapá, no Amapá. Militares da Capitania dos Portos desse estado, coordenados pelo Comando Conjunto Norte, realizaram inspeção naval.
HIGIENIZAÇÃO
Ainda no âmbito do Comando Conjunto Norte, militares do 2°Batalhão de Operações Ribeirinhas, habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, descontaminaram as instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social José Carlos Pacheco Dias, em Belém, no Pará.
Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o 1º Regimento de Carros de Combate, sob coordenação do Comando Conjunto Sul, higienizou as áreas internas da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Fonte: Ministério da Defesa